A RKITA Contadores Associados traz a seus clientes algumas dicas para ajuda-los a enfrentar essa fase de pandemia em que nos encontramos, e quem sabe também enxergar alternativas no modelo de negócios que atuam para superar mais essa crise econômica e mundial.
Algumas ações já foram realizadas pelo Governo e podemos buscar agir conforme essas decisões que estão sendo divulgadas. Talvez as principais delas na área trabalhista, como a já disponibilizada a vocês, a MP 927 e, uma cartilha de perguntas e respostas sobre os efeitos na sua folha de pagamento.
Outra decisão favorável que poderá acontecer nos meses de abril, maio e junho, é o DAS (Simples Nacional) com vencimento a partir de outubro e do FGTS, com vencimento a partir de julho. Na verdade, essa decisão em postergar o pagamento é puramente de fluxo de caixa, pois o vencimento foi adiado e nós empresários teremos que arcar com isso, porém sem multa e juros.
Na mesma linha de equilibrar o fluxo de caixa, bancos como BB e CEF já tem se mostrado favoráveis a também diferir o pagamento de parcelas de financiamento, deixando-as vinculadas ao final do contrato. Mas não adianta nada você, empresário, também não rever seu negócio, fluxo financeiro e agir.

Algumas sugestões que trazemos para orientá-lo:
a. Fazer seu planejamento financeiro, gerar um relatório via sistema ou mesmo planilha
com prazos de pagamentos e recebimentos;
b. Se for possível, renegocie prazos com seus fornecedores (mas também seja flexível, pois
eles também estão passando pelas mesmas dificuldades);
c. Tente identificar quais fornecedores são essenciais e outros que talvez possa reduzir ou
cortar;
d. Busque alternativas para obter mais Receita/ Faturamento;
e. Esteja em contato constante com seus clientes e fornecedores de forma a estabelecer
um canal de confiança e credibilidade;
f. Negocie prazos de entregas, abastecimento de suprimentos e matéria-prima com seus
fornecedores para não ficar na mão e comprometer seu negócio perante clientes;

Trocar experiencias e ideias tem sido um canal de motivação e networking, mesmo nesse período de quarentena. Caso queira participar de uma roda de conversa com outros empresários e ver como eles estão superando essa crise, mande um e-mail para rogerio@rkita.com.br e agendaremos um bate papo.

Um abraço,

Equipe RKITA Contadores Associados