O sonho de todo empreendedor é reduzir a carga tributária, certo? No entanto, nem sempre os gestores possuem a expertise necessária para utilizar as estratégias de elisão fiscal de forma eficaz.
Para quem não está familiarizado com o termo, elisão fiscal é um processo contábil que visa diminuir os impostos pagos pela empresa. Trata-se de um procedimento totalmente legal, que analisa dispositivos na legislação para encontrar formas de beneficiar o negócio.
Se você deseja entender melhor como funciona a elisão fiscal, convidamos você a ler este artigo. Nele, explicaremos como esse processo ocorre na prática e quais são os seus benefícios. Continue lendo.
O que é elisão fiscal?
Como mencionado anteriormente, a elisão fiscal é um processo no qual a empresa utiliza benefícios previstos em lei para pagar menos impostos. Isso é feito removendo o fato gerador de um tributo durante a fase de planejamento tributário da organização.
É fundamental não confundir elisão fiscal com evasão fiscal. Como muitos empreendedores sabem, a evasão fiscal é um crime que envolve a omissão de informações tributárias ou até a falsificação de registros para obter vantagens na apuração dos impostos devidos.
Por outro lado, a elisão fiscal é completamente legal. Tudo começa com uma análise detalhada da legislação tributária que rege o seu setor, buscando dispositivos que possam beneficiar empresas com características semelhantes à sua.
Quais são os tipos de elisão fiscal?
Vamos ver agora os diferentes tipos de elisão fiscal.
Programa de incentivo fiscal previsto em lei
Para estimular a economia e apoiar setores estratégicos, diferentes esferas de governo frequentemente promovem programas de incentivos fiscais. Por meio dessas iniciativas, empresas que atendem aos critérios estabelecidos podem se beneficiar de alíquotas de impostos diferenciadas.
Um exemplo é a Lei de Inovação Tecnológica, que tem como objetivo integrar a produção científica das instituições de ensino ao setor produtivo do Brasil, ao mesmo tempo que oferece incentivos fiscais a empresas que promovem a inovação.
Brechas na lei
Uma consultoria contábil experiente pode realizar uma análise completa da situação fiscal da sua empresa e identificar possíveis brechas na lei que possam trazer vantagens tributárias.
Um exemplo é a preferência pelo pagamento de lucros em vez de pró-labore, o que pode reduzir a carga tributária sobre o faturamento.
Em outros casos, dependendo do regime tributário da sua empresa, um pagamento maior de pró-labore em comparação com a distribuição de dividendos pode resultar em alívio de outros tributos, como o IRPJ.
Quais os benefícios?
Quando falamos em elisão fiscal, só temos benefícios a listar. A partir de diferentes abordagens, o seu negócio pode usufruir de uma diminuição no pagamento de tributos.
Tudo depende, obviamente, de um parceiro contábil capaz de realizar um planejamento tributário e um diagnóstico preciso de sua empresa.
Para isso, você deve apostar em quem tem experiência com o trabalho de elisão fiscal. A RKita Contabilidade certamente é uma assessoria contábil apta a oferecer a solução certa para o seu negócio.
Com ampla experiência no gerenciamento de demandas contábeis de diferentes perfis de empresa, nossa equipe está pronta para auxiliar o seu negócio. Acesse nosso site agora mesmo e solicite o contato de um de nossos consultores.