RKita – Contadores Associados|e-mail: contato@rkita.com.br

Comunicado – Área Trabalhista

Estamos chegando ao final do ano de 2020 e por conta de algumas situações atípicas que ocorreram esse ano, vimos por meio deste, pontuar algumas questões que entendemos ser importantes na área trabalhista.

São elas:

* Esclarecimento sobre 13º salario – CONTRATOS SUSPENSOS de Funcionários:

13º Salário – Para os empregados que tiveram, suspensão de contrato, o 13º salário será pago proporcional aos meses trabalhados, regra básica, para que o funcionário tenha direito ao 13º ele deve ao menos trabalhar 15 dias no mês.

Ex: Contrato suspenso por 120 dias = 4 meses, o 13º salário deste funcionário será calculado da seguinte forma:

12 meses – 4 meses de suspensão de contrato = 8 Meses de 13º Salário, este funcionário terá direito a 8/12 avos de 13º salário este ano.

1ª Parcela deve ser paga impreterivelmente até 30.11.2020

2ª Parcela deve ser paga impreterivelmente em 20.12.2020

* Férias coletivas

Anualmente muitas empresas irão aderir a férias coletivas, pois nesta época do ano a movimentação para os negócios é considerada fraca.

Para este procedimento é necessário a divulgação aos empregados sobre o período que a empresa estará em férias coletivas.

Empresa Simples Nacional – sem nenhuma obrigatoriedade de informações junto aos Órgãos – Sindicato e Ministério do Trabalho

Lucro Presumido e Lucro Real – tem a obrigação em informar o Sindicato da categoria e o Ministério do trabalho, protocolando a carta de comunicação de férias coletivas, este protocolo deve ser providencias no máximo 15 dias antes do início das férias coletivas.

Para os clientes que se enquadram no contexto de comunicação junto ao Sindicato e Ministério do Trabalho, por favor nos comunicar para as devidas providências.

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Atenciosamente,

Departamento Trabalhista

www.rkita.com.br

Telefone 11-3509-3590

WhatsApp 11-94539-6066

Sugestão de Posts:

Estadual São Paulo – Sefaz/ SP publica regras para adesão ao ICMS-ST Regime Optativo de Tributação (ROT)

Mediante a Portaria CAT nº 25, de 30/04/2021 – DOE SP 01/05/2021, a Sefaz/SP publicou as regras referente ao credenciamento no Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária (ROT-ST), que em linhas gerais, consiste na dispensa de pagamento do complemento do ICMS retido antecipadamente por substituição tributária, nas hipóteses em que o valor da operação

Accounting office with the purpose of registering a new company in Brazil

The bureaucratic work and the process to register a new company in Brazil can be under the responsibility of accounting offices that operate internationally,  providing bilingual, administrative, financial and tax services support to multinationals, startups and companies that wish to operate or expand their operations in the country. Brazil is known for the complexity of

Posts relacionados

Entendendo o CNAE no Contexto dos Pet Shops

Entendendo o CNAE no Contexto dos Pet Shops

Por Hideaki Nishino, Vice-Presidente Sênior de Estratégia e Administração de Plataforma. O universo dos pet shops é vasto e está em constante crescimento. Para quem deseja ingressar nesse mercado, é crucial entender o papel do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e como ele impacta o funcionamento de um pet shop. O que representa o

Compreendendo as Advertências no Ambiente de Trabalho

O ambiente corporativo é regido por uma série de normas e regulamentos que visam manter a harmonia e produtividade entre empregados e empregadores. Uma dessas ferramentas são as advertências trabalhistas, que têm como objetivo orientar e corrigir comportamentos inadequados. O Propósito das Advertências Contrariamente à crença popular, as advertências no trabalho têm um caráter mais

Entendendo e Calculando o Valor FOB (Free On Board)
Escritório de Contabilidade

Entendendo e Calculando o Valor FOB (Free On Board)

Por Hideaki Nishino, Vice-Presidente Sênior de Estratégia e Administração de Plataforma. O mundo das importações e exportações é repleto de termos e siglas que podem ser confusos para muitos. Um desses termos é o FOB, ou “Free On Board”. Mas o que exatamente isso significa e como é calculado? Vamos explorar. O Que Significa FOB?

MEI Inscrição Estadual SP Seu Passaporte para o Mundo Empresarial Paulista!
Escritório de Contabilidade

MEI Inscrição Estadual SP: Seu Passaporte para o Mundo Empresarial Paulista!

Descubra como realizar a inscrição estadual como MEI em São Paulo! Explore o passo a passo, entenda a importância e veja como esse registro pode impulsionar seu negócio no estado mais dinâmico do Brasil. Para o Microempreendedor Individual em São Paulo, obter a inscrição estadual é um passo crucial. Esse registro abre portas para oportunidades