RKita – Contadores Associados|e-mail: contato@rkita.com.br

Empresários, nós estamos aqui para vocês!

A RKITA Contadores Associados traz a seus clientes algumas dicas para ajuda-los a enfrentar essa fase de pandemia em que nos encontramos, e quem sabe também enxergar alternativas no modelo de negócios que atuam para superar mais essa crise econômica e mundial.
Algumas ações já foram realizadas pelo Governo e podemos buscar agir conforme essas decisões que estão sendo divulgadas. Talvez as principais delas na área trabalhista, como a já disponibilizada a vocês, a MP 927 e, uma cartilha de perguntas e respostas sobre os efeitos na sua folha de pagamento.
Outra decisão favorável que poderá acontecer nos meses de abril, maio e junho, é o DAS (Simples Nacional) com vencimento a partir de outubro e do FGTS, com vencimento a partir de julho. Na verdade, essa decisão em postergar o pagamento é puramente de fluxo de caixa, pois o vencimento foi adiado e nós empresários teremos que arcar com isso, porém sem multa e juros.
Na mesma linha de equilibrar o fluxo de caixa, bancos como BB e CEF já tem se mostrado favoráveis a também diferir o pagamento de parcelas de financiamento, deixando-as vinculadas ao final do contrato. Mas não adianta nada você, empresário, também não rever seu negócio, fluxo financeiro e agir.

Algumas sugestões que trazemos para orientá-lo:
a. Fazer seu planejamento financeiro, gerar um relatório via sistema ou mesmo planilha
com prazos de pagamentos e recebimentos;
b. Se for possível, renegocie prazos com seus fornecedores (mas também seja flexível, pois
eles também estão passando pelas mesmas dificuldades);
c. Tente identificar quais fornecedores são essenciais e outros que talvez possa reduzir ou
cortar;
d. Busque alternativas para obter mais Receita/ Faturamento;
e. Esteja em contato constante com seus clientes e fornecedores de forma a estabelecer
um canal de confiança e credibilidade;
f. Negocie prazos de entregas, abastecimento de suprimentos e matéria-prima com seus
fornecedores para não ficar na mão e comprometer seu negócio perante clientes;

Trocar experiencias e ideias tem sido um canal de motivação e networking, mesmo nesse período de quarentena. Caso queira participar de uma roda de conversa com outros empresários e ver como eles estão superando essa crise, mande um e-mail para rogerio@rkita.com.br e agendaremos um bate papo.

Um abraço,

Equipe RKITA Contadores Associados

Sugestão de Posts:

Atenção Bares e Restaurantes… o ICMS baixou

Publicado Decreto nº 66.391/2021 DOE SP de 29.12.2021 que promove alterações, com efeitos a partir de 1º.01.2022, no Decreto nº 51.597/2007, que dispõe sobre o regime especial de tributação pelo ICMS para contribuintes que tenham como atividade o fornecimento de alimentação para alterar, de 3,69% para 3,2%, a carga tributária incidente sobre a receita bruta,

Leia mais »

Sistema Tributário para 2020

Você sabia que para mudar o sistema tributário de sua empresa para 2020 a hora de resolver como será é agora? É lucro presumido e quer migrar para o Simples Nacional? É Simples Nacional, mas seu faturamento cresceu? A hora é agora. Nosso diretor, Rogério Kita, tem um recado importante para você!

Leia mais »

Posts relacionados

Escritório de Contabilidade

Novo Programa de Parcelamento Incentivado em São Paulo promove a regularização de débitos com descontos

No último dia 11 de abril, o Diário Oficial da Cidade de São Paulo anunciou a publicação do Decreto 63.341/2024, que regulamenta a Lei 18.095/2024 e trata do Programa de Parcelamento Incentivado de 2024 destinado aos contribuintes da capital paulista que buscam regularizar seus débitos acumulados até 31 de dezembro de 2023. O objetivo principal

Leia mais »
Entendendo o CNAE no Contexto dos Pet Shops
Escritório de Contabilidade

Entendendo o CNAE no Contexto dos Pet Shops

Por Hideaki Nishino, Vice-Presidente Sênior de Estratégia e Administração de Plataforma. O universo dos pet shops é vasto e está em constante crescimento. Para quem deseja ingressar nesse mercado, é crucial entender o papel do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e como ele impacta o funcionamento de um pet shop. O que representa o

Leia mais »

Compreendendo as Advertências no Ambiente de Trabalho

O ambiente corporativo é regido por uma série de normas e regulamentos que visam manter a harmonia e produtividade entre empregados e empregadores. Uma dessas ferramentas são as advertências trabalhistas, que têm como objetivo orientar e corrigir comportamentos inadequados. O Propósito das Advertências Contrariamente à crença popular, as advertências no trabalho têm um caráter mais

Leia mais »