RKita – Contadores Associados|e-mail: contato@rkita.com.br

Estabilidade BEm – Comunicado

Como sabemos, o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda – Bem, fornecido pelo governo para preservação do emprego e da renda dos empregados foi encerrado em 31/12/2020, e com isso muitos empregados que estiveram com os seus contratos de trabalhos suspensos ou reduzidos possuem a garantia de emprego, mais conhecida como estabilidade.
Diante disso, viemos por meio desta informar a todos, que nesse período de estabilidade, a orientação é evitar o desligamento sem justa causa desses empregados, mesmo que seja realizada a indenização conforme determina o art. 10 da lei 14.020/2020, pois os principais objetivos desse benefício era:

– Preservar o emprego e a renda;
– Garantir a continuidade das atividades laborais e empresariais; e
– Reduzir o impacto social decorrente das consequências do estado de
calamidade pública e da emergência de saúde pública.

Pois bem, no art. 10 da mesma lei é informada a GARANTIA provisória de emprego, conforme abaixo:

– Durante o período acordado;
– Após finalizar o benefício pelo mesmo período acordado, e no caso de empregada gestante, a estabilidade começa a contar a partir do momento que finaliza a estabilidade devido a gestação.

Então viemos reforçar por meio deste comunicado, que muitas empresas estão sendo autuadas por demitirem esses empregados que possuem garantia provisória de emprego, pois devido ao eSocial, o governo possui todas as informações desses empregados, e com isso está muito mais fácil a fiscalização por parte do governo.
E o valor da autuação por demitir um empregado estável varia de acordo com o porte da empresa, podendo chegar até R$ 42.000,00, conforme a lei 7998/1990.
Então, reforçamos que o empregado que possui estabilidade e garantia de emprego, e não de salários, ficando a empresa ciente que em caso de demissão sem justa causa de empregado estável, a mesma poderá ser autuada.

Para dúvidas, entre em contato conosco!

Sugestão de Posts:

Receita intima contribuintes que aderiram à repatriação

Contribuintes que aderiram ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT) – o programa de repatriação – e declararam baixos valores de ativos que mantinham no exterior têm sido notificados pela Receita Federal. O órgão suspeita que esses bens foram subavaliados para reduzir o pagamento de Imposto de Renda.  Todos os casos aos quais

Leia mais »

Posts relacionados

Escritório de Contabilidade

Novo Programa de Parcelamento Incentivado em São Paulo promove a regularização de débitos com descontos

No último dia 11 de abril, o Diário Oficial da Cidade de São Paulo anunciou a publicação do Decreto 63.341/2024, que regulamenta a Lei 18.095/2024 e trata do Programa de Parcelamento Incentivado de 2024 destinado aos contribuintes da capital paulista que buscam regularizar seus débitos acumulados até 31 de dezembro de 2023. O objetivo principal

Leia mais »
Entendendo o CNAE no Contexto dos Pet Shops
Escritório de Contabilidade

Entendendo o CNAE no Contexto dos Pet Shops

Por Hideaki Nishino, Vice-Presidente Sênior de Estratégia e Administração de Plataforma. O universo dos pet shops é vasto e está em constante crescimento. Para quem deseja ingressar nesse mercado, é crucial entender o papel do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e como ele impacta o funcionamento de um pet shop. O que representa o

Leia mais »

Compreendendo as Advertências no Ambiente de Trabalho

O ambiente corporativo é regido por uma série de normas e regulamentos que visam manter a harmonia e produtividade entre empregados e empregadores. Uma dessas ferramentas são as advertências trabalhistas, que têm como objetivo orientar e corrigir comportamentos inadequados. O Propósito das Advertências Contrariamente à crença popular, as advertências no trabalho têm um caráter mais

Leia mais »